sábado, 21 de abril de 2007

Guitarras e Músicos

Quem me conhece sabe que entre as coisas que mais adoro estão as guitarras. Na minha casa têm que existir guitarras ou sinto-me nu, parece-me que falta qualquer coisa que aqueça o ambiente. Paralelamente ao meu gosto por guitarras adoro falar delas e de música, logo os músicos tornaram-se no pólo mais importante do meu círculo de amizades. Claro que com o tempo as coisas mudam e o que eram prioridades deixam de ser ou são substituídas por outras. No entanto, a minha paixão pelas guitarras nunca esmorece.
No começo era apenas uma, a Gallan cópia da Gibson SG, essa foi a minha primeira guitarra e o começo de uma viajem cheia de momentos únicos e muito fértil em experiências que se tornaram histórias para contar aos netos que os filhos já não têm pachorra para ouvir…rssssss. A partir da exploração dessa minha primeira guitarra comecei a modificar outras e até a fazer reparações a nível profissional. Não tardou muito que construísse uma guitarra de raiz, a minha Templar que ainda hoje me acompanha. Depois existiram outras que o tempo fez perder a conta. Entre as várias guitarras que construí ficaram a “Bones” e a “Apple” como pequenos marcos de viragens radicais na fuga à banalidade.
A experiência de reparar e construir guitarras, bem como o tocar em bandas e falar com muita gente levou-me ao desenho de modelos de guitarras. Alguns estão em construção, outros estão a ser avaliados como hipóteses de comercialização internacional, mas mesmo que não dê em nada diverti-me imenso a desenhá-los.
Também uma experiência que dura há anos, a minha ligação à Guitar Center em S. Gregório nas Caldas da Rainha. O Carlos Tavares é um excelente construtor é igualmente músico e também um grande técnico de amplificadores. Juntos temos procurado fazer algumas coisas num país onde muito falta e os incentivos não são nenhuns.

No meu deambular pela música conheci e fiquei amigo de muita gente famosa, uns mais do que outros. Conheci B. B. King, Scorpions, Judas Priest, Tina Turner, Marilyn Manson, Ramstein, Sammy Hagar, Peter Frampton, Eric Clapton, Skunk Anansie, Deep Purple… a lista continuaria páginas fora mas não quero escrever um testamento…rssss. Curiosamente posso afirmar que as estrelas são gente simples como nós. Ao contrário do que possa parecer a muita gente as estrelas não são deuses no alto de um pedestal, são seres humanos que vivem tal como todos nós com os seus problemas. Na minha amizade com alguns deles falamos de problemas que são comuns a qualquer pessoa, sejam eles de que índole for.
Claro que existem alguns com quem me identifico mais, o caso dão Mathias Jabbs dos Scorpions ou Sammy Hagar (Van Halen). Um senhor que admiro e que é uma pessoa excepcional e um ser humano fantástico é sem dúvida B.B. King. Por afinidade tenho a tendência a relacionar-me mais com os guitarristas e entre os que mais admiro estão Eric Clapton (uma pessoa excepcional) e Steve Morse (Deep Purple). O Steve é fantástico quer como pessoa quer como músico. Um guitarrista fenomenal, um compositor fabuloso cuja obra me inspira sempre a tocar.
Toquei com alguns deles em pequenas sessões naturais entre músicos e essa é a vantagem dos artistas sempre se arranja um espaço para a arte. Talvez um dia faça um post só sobre o meu contacto com o mundo das estrelas, até lá fica este pequeno abordar da história e algumas fotos do meu arquivo pessoal.

Dizem que perco a cabeça com guitarras mas neste caso estas duas perderam a cabeça por mim...rssssss

Sem comentários: