sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Saluki - Uma pérola das Arábias

O Saluki é originário da Pérsia, muitos afirmam que resultou, provavelmente, de antigos cruzamentos entre galgos egípcios e asiáticos, mas nada existe que prove esta teoria.
Em termos de aparência pode dizer-se que a sua altura varia entre 58-71 cm e o peso oscila entre 13-25 kg. O Saluki assemelha-se ao galgo afegão só que com menos pêlo. Cabeça longa e estreita que vai ficando mais fina até ao nariz. Os olhos são grandes e brilhantes, castanhos, de expressão doce e meiga. As orelhas pendente com pêlo abundante, corpo alongado e esguio, cauda baixa e ligeiramente curvada. O pêlo é liso e sedoso, mais abundante nas orelhas e na cauda. As cores reconhecidas são: branco, creme, fulvo (raiado), dourado, vermelho, cinza, e tricolor (branco, preto, creme). Estas cores podem ser com manchas ou sólidas.

O Saluki possui um temperamento afectuoso, delicado e sensível, índole tranquila e serena, um excelente cão para companhia de crianças. Tudo isto não obstante da raça reter ainda as qualidades dos cães de caça à vista. São cães inteligentes e que aprendem rápido mas também rapidamente se aborrecem com a repetição e por isso qualquer treino deve ser praticado por sessões curtas e rápidas para além de variadas sempre com algum tipo de incentivo.
Apesar de ser um cão que necessita de exercício regular pode perfeitamente viver num apartamento comportando-se exemplarmente. Norma geral não ladram nas podem fazer uma enorme cantoria de cada vez que pressentirem algo errado ou quando os donos se ausentarem por períodos muito longos. São cães independentes que precisam do seu espaço, um sofá ou uma cama dos donos resolve o problema.
Como nota final saliente-se é preciso um certo cuidado em juntar um Saluki com animais mais pequenos do tipo um gato. Não por agressividade, mas tratando-se de um cão de caça, no entusiasmo de uma brincadeira pode ocorrer um acidente que magoe o gato seriamente. O ideal seria juntar o gato e o cão em bebés e aí terão dois companheiros para a vida inteira.
No Médio Oriente, o Saluki é considerado uma dádiva de Alá, um cão utilizado pelas tribos berberes nómadas para caçar. Com o desaparecimento dos nómadas a raça tem vindo a desaparecer e ao contrário do seu primo afegão, o Saluki não mereceu tanta atenção por parte dos ocidentais e isso está a ser fatal para a continuidade da raça. Apesar dos continuados esforços de inúmeras organizações internacionais e de muitos aficionado da raça, a verdade é que será preciso fazer mais para salvar o Saluki da extinção nos próximos anos.
Aqui ficam alguns sites onde podem saber mais sobre estes magníficos cães e talvez até ficar com um.
http://www.arabiansaluki.ae
http://www.salukiofarabia.com

12 comentários:

V. disse...

Olá Afgane, passei-te uma corrente. Beijinhos

Van Dog disse...

Uauff para esta canzoada! (não conhecia a raça...)

Anónimo disse...

UAU, tantos parentes carecas!

também são estilosos ;0)


slap's xxxx

Anónimo disse...

Que giros!! :-D

Maria Cristina Amorim disse...

Não conhecia estes amigos, mas são bem bonitinhos,
Beijos.

Rita disse...

Que lindos são os Salukis. E com esse pêlo mais curto devem sentir-se melhor em países mais quentes, como o nosso (tem dias)...
Jokas

Anónimo disse...

Pois desconhecia a existência dos SALUKI... são giros mas gosto mais dos Galgos Afegão. Na realidade, a minha raça favorita é o Husky, mas também gosto de Pastores Alemão... cães grandes, portanto! :-)

Carracinha Linda! disse...

Não conhecia esta raça, mas são cães muito elegantes.

Maria Cristina Amorim disse...

Ontem á noite estive a ver na TV2, um programa dedicado a esta raça.
Os Árabes adoram-nos, e eles são realmente lindos.
Beijos.

Trinity disse...

Adoro, adoro, adoro Salukis (galgos em geral, mas por este tenho um carinho especial), já os conheço ha algum tempo. Só tenho pena de ainda nao ter tido oportunidade de conhecer mais intimamamente um ou dois exemplares desta raça.

Tambem vi aquele decomentario de que a PANDORA fala!

Mafarrica disse...

NHA! A mim não me convencem, esses cães não têm carninha nenhuma...nem fritos isso se come!

Hehehehe

Beijos baforentos

Anónimo disse...

ha, I will experiment my thought, your post get me some good ideas, it's truly amazing, thanks.

- Norman