quarta-feira, 11 de julho de 2007

Ilze Van Zanten dez anos de interregno...

Depois de algum tempo ausente eis que regresso mais cansado, mas com redobrada energia para escrever. Durante uma semana atribulada e algo complicada a visitar circuitos de férias com a minha família romena, estou pronto para uma boa dose de descanso caseiro. Apesar de tudo valeu a pena. Aproveitando os acontecimentos resolvi fazer um post que é uma homenagem e uma divulgação de uma artista, uma amiga e uma pessoa fantástica: a Ilze Van Zanten, cantora por vocação e por paixão.
Foi em 1994 que comecei a tocar com o Tó Neto. Primeiro integrados num trio que contava comigo nas guitarras, o Tó nos teclados, sintetizadores e voz, o Dalú nas percussões. Durante bastante tempo esta formação fez espectáculos um pouco por toda a parte. Posteriormente foram surgindo alterações com a entrada e saída de vários músicos ao nível da percussão. A banda sofreu um interregno que ficou a dever-se ao facto do Tó ter viajado para Inglaterra onde permaneceu durante alguns meses.
Regressado a Portugal Tó Neto reactivou o projecto e reformulou o grupo, contava agora com as vocalizações de Ilze Van Zanten e Marta Casado, o Tomé nas percussões eu e o Tó no resto, denominávamo-nos Tó Neto & Oceanea. A Banda vivia no Algarve, no Carvoeiro, excepto eu que vivia em Lisboa. Apesar de tocarmos por todo o país a nossa área por excelência foi o Algarve.
Conheci a Ilze nesse projecto, ela tinha 22 anos na altura, falamos de 1997. Nascida na Holanda veio ainda bebé para Portugal, Carvoeiro, onde os pais se estabeleceram com um restaurante. Ilze sempre quis ser cantora e toda a sua formação foi feita nesse sentido. Dona de uma voz fantástica e de um grande talento aliava a tudo isto uma enorme simplicidade, uma alegria constante e um ar de garota que nunca viria a perder. Eu e a Kuska chamávamos-lhe a nossa menina, ainda o é.
Durante o ano de 1997 fizemos muitos espectáculos, programas de tv e estivemos quase a gravar um CD com o Tó Neto. Ainda gravámos em estúdio mas divergências entre o autor e o produtor ditariam o fim do projecto e da banda. Aproveitando sinergias eu, a Ilze, a Marta e o produtor e músico Manfred Praeker criámos um projecto denominado Mistura Louca e gravámos um tema, Maré, para o CD da revista Promúsica, tema publicado no CD nº 10 da referida revista. O projecto ainda suscitou a atenção da Sony Music mas acabou por não se concretizar.
Devido a mudanças de rumo perdi o contacto com a Ilze durante 10 anos. Muito embora procurasse saber dela durante esse tempo ninguém me dava um contacto correcto. Recentemente ocorreu-me fazer uma busca na net com o nome dela e descobri a sua página na web. Reactivámos o contacto e trocámos recordações, a amizade manteve-se incólume. Aproveitando que tive que ir ao Algarve por motivos pessoais acompanhado pela minha amiga Kuska fomos ao encontro da Ilze. Os anos não passaram por ela. Continua a ser a nossa menina, simples, alegre, tal como nos lembrávamos dela. Seguiu o seu sonho, é cantora a solo e actua sobretudo no circuito algarvio. A sua voz cresceu com ela e é simplesmente maravilhosa. Deixei-lhe um mar de recordações dos tempos em que tocámos juntos na forma de um DVD. Ficámos de voltar para a ver e ouvir actuar com mais tempo e desfrutar da sua sempre agradável companhia. Aqui deixo um vídeo do tempo dos Oceanea e algumas fotos antigas e recentes. Os anos quase não passaram por ela e se passaram foi para melhor. Deixo igualmente a sua página web, http://www.ilzealgarve.com/ilze_main.html vale a pena dar uma olhada e se forem pelos Algarves não deixem de a ir ver e ouvir.

16 comentários:

Carracinha Linda! disse...

Olá!!!

Bom regresso.

Acho que fez aqui uma grande dedicatória à sua amiga e colega de aventuras.

Certamente que ela deve estar muito contente com o vosso reencontro.~

Bj

Alexandra disse...

Bom regresso

e amei esta história em tom de homenagem...fico à espera de mais noticias...informações de uma banda!!!!

beijocas

Anónimo disse...

o dono do blog esqueceu-se de dizer que a Ilze faz parte do clã amantes de animais: tem 2 cães que vivem no seu apartamento

um ponto mais a seu favor!

fica a informação e recomendo que vão ao site ouvir uma linda voz em todos os géneros de música.

se me estiveres a ler, beijos para ti Ilze.

beijos para todos xxx

V. disse...

Bem regressado, Afgane.

Bonita homenagem à amiga e companheira de tantas aventuras.

Beijinho

Afgane disse...

Carracinha,
Obrigado. A minha amiga merece todos os elogios é uma artista fantástica e um ser humano maravilhoso.
Beijos

Alexia,
Ainda bem qu gostaste. Quanto à banda ainda está em fase de embrião.
Beijos

Kuska,
Tens razão mas nem sempre me lembro de tudo
Beijos

Thunderlady
Obrigado

Alexandra disse...

Gostei do nome e obrigada pelas novidades agora já sabes...quero saber tudo tudo

beijocas a torcer pelo novo grupo

Teresa disse...

Olá, olá!

Estou de volta, e aos poucos vou revisitando os amigos.

Fui ver a página da Ilze, e fiquei um bocado a ouvi-la. Muito boa mesmo! Uma voz flexível e versátil. Gostei francamente e desejo-lhe felicidades na carreira.

Um beijinho.

Ana disse...

Vim deixar-te um olá, um beijinho e um bom regresso!

Afgane disse...

Teresa,
Ainda bem que gostou da Ilze. É engraçado ver a evolução dela ao longo de dez anos.
Beijos

Ana,
Obrigado pelos votos
Beijos

Maria Cristina Amorim disse...

É sempre bom recordar tempos bons, e rever os amigos é ainda melhor.
Bem vindo de volta.
Tem um bom Domingo.
Beijos.

Van Dog disse...

Também gostei! E ainda por cima se adora cães!...

Rita disse...

Ora então benvindo de volta.
Que bom que estes dias, apesar de cansativos tenham sido agradáveis e tenham dado para rever uma grande amizade...
Jokas

Afgane disse...

Pandora,
Obrigado pelos votos uma boa semana
Beijos

Van Dog,
Ainda bem que gostaste
Abraço

Rita,
O melhor dos tempos livres e encontrar formas agradáveis de os preencher.
Beijos

Maria Cristina Amorim disse...

Amigo Afgane, deixei um comentário ao teu ultimo comentário no meu canto.
Beijos.

Anónimo disse...

Hello a todos!
De facto uma homenagem e pêras... ao efectuar no google a pesquisa por Ilze Van Zanten aqui cheguei. A alegria com que nos dás a conhecer a história da Vossa amizade passada, é emocionante.
Claro está, segui o link para a homepage da Ilze Van Zanten.
Thanks!

Anónimo disse...

Efectivamente por não espreitar o trabalho que tem feito com pedro frias, no seu site oficial www.pedrofriasband.com...

Ela é protagonista de um video clip muito lindo, chamado Spirit of the Forest.

Abraços