segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

MIDUS - A Nossa Menina é Um Espanto!!!

Nos finais da década de setenta começou a emergir aquilo que viria a ser conhecido como o boom do rock em português mas só nos anos oitenta e depois do disco de estreia de Rui Veloso, Ar de Rock, é que as coisas ganharam movimento. Várias bandas surgiram e algumas delas tornaram-se referências no panorama nacional, entre elas os Roquivários.
A banda formou-se em 1981 sob a designação Rock & Varius cujo nome reflectia um pouco do que a banda pensava fazer musicalmente, não ficar limitada a um só estilo musical e incorporar várias correntes no seu estilo desde o pop ao reggae e ska com um cheiro de rock à mistura. Na verdade, muito embora apelidada de banda rock, o grupo nunca o foi na totalidade. Na sua formação original a banda incluía: Midus (Voz/Baixo), Luís Jorge Loução (Guitarra), Rabanal (Bateria) e Mário Gramaço(Saxofone e Voz). Foi com esta formação que em 1981 assinam contrato com a Rádio Triunfo e editam o seu primeiro LP “Pronto a Curtir” de onde saiu um dos singles mais conhecidos da banda “Ela Controla”, Paulo Corval assina as letras deste primeiro disco numa colaboração com o grupo.
O grande hit só nasce depois da mudança de editora e já sob a égide da EMI. O LP Roquivários" trazia o tema que mais se conhece do grupo “Cristina (Beleza É Fundamental)" e já não contou com a participação de Paulo Corval como letrista, o baixo e voz continuaram entregues a Midus a garota rebelde do rock que se recusava a usar saias perante a insistência da editora.
O grupo terminou e cada um dos seus elementos procurou outras coisas para fazer. A Midus lançou um single em 1985, “Lá Longe, seguindo para Londres onde pensava gravar um disco com Luís Jardim, a verdade é que por lá ficou e tanto quanto sei fez muito bem. A nossa menina (permitam que a trate assim pelo carinho que tenho por ela) foi-se gradualmente envolvendo no cenário musical Britânico e deu um salto de gigante que lhe permitiu tocar com grandes nomes como Anne Clark, Tanita Tikaram, Melanie C, Hugh Cornwell e Kym Marsh entre outros de uma vasta lista.



Por volta de Janeiro de 2000 a Midus estava por cá e eu, jornalista da revista Promúsica na altura, fiz pressão para uma entrevista com ela e a seguir pedi a capa… a primeira foi fácil a segunda custou-me algumas horas a conseguir e bastante persuasão, mas consegui, não obstante não poder fazer eu a entrevista por ter outras coisas entre mãos e porque o director achou que eu seria parcial (he he he), ficou o meu amigo Miguel Azevedo encarregado do assunto e fez um trabalho bem feito. Em Fevereiro de 2000 (ProMúsica nº37 Fevereiro de 2000) a revista veio para as bancas com a nossa menina na capa e com um bónus, eu explico. Na época eu andava ligado à JP Instrumentos num projecto de divulgação meramente por amizade e falávamos da internacionalização da marca e respectivos produtos. Ora a Midus movia-se no circuito internacional e na altura tocava com a Melanie C, tudo se conjugava para que fosse ela a embaixadora dos instrumentos da JP. Feita a proposta a ambas as partes todos concordámos com a ideia e foi assim que nasceu o baixo JP Midus. Um jantar, uma visita à fábrica no Algarve, escolha de materiais, design e acabamentos e assunto arrumado. Esse modelo de baixo ainda hoje é usado pela Midus e está entre os seus favoritos.
Falando da Midus o que é que posso dizer? É uma garota simples de sorriso travesso e super bem disposta. Fala rápido e com um tom vivo na voz e muita curiosidade no olhar. Está sempre pronta a inventar qualquer coisa que inevitavelmente nos faz rir, tudo isto naquele seu jeito desembaraçado e totalmente despretensioso. Eu já a conhecia dos tempos do rock mas só durante esta visita é que pude ter um contacto mais profundo com ela e tudo o que posso dizer é que se trata de um ser humano fantástico.

DISCOGRAFIA

Pronto a Curtir (LP, RT, 1981)
Totobola/Ela Controla (Single, RT, 1981)
Cristina (Beleza É Fundamental)/Disc-Jockey (Single, EMI, 1982)
Roquivários (LP, EMI, 1982)

Portugal Remix (2005) - Cristina
Ficam aqui dois vídeos em que a Midus aparece a tocar e não deixem de visitar o espaço dela em http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=59126040&MyToken=779d0fd6-5504-47b1-98f1-49a60faa1f0c















14 comentários:

ANTONIO MELÃO disse...

Ois!
Eu acho que não tenho esta Promusica... foi a ultima?
Eu fotografei-a a tocar com uma bifa qualquer... Abraço - CM

V. disse...

Ol´sa Afgane, não fazia a mínima ideia que a "CRistina" era desta banda wque eu também não fazia a mínima ideia que tinha existido porque era muito piquinina na época.

Por acaso não tens em mp3 aquela de Radar Kadafi "40º à sombra", não?...Lembrei-me agora, assim de repente. gosto imenso dessa.

Beijos e a ver se escreves com mais frequência!

(Mudei de nick, sou a Thunderlady)

Anónimo disse...

Ainda há uns tempos falámos nela... Sempre gostei da Midus e da postura dela, para a época (início dos 80's em Portugal) a miúda era mesmo muito à 'frentex'... :-)

Neo disse...

Tu tens o lado de dentro da musica que eu ouvia na rádio.

Afgane disse...

Cameraman,
Esta Promúsica foi de 2000 e a revista só terminou em 2002 a última foi a do 5º aniversário. A bifa com quem fotografaste a Midus foi a Tanita Tikaram.
Abraço

Mim,
Infelizmente não tenho a música que pedes, existem muitas músicas que não tenho por terem sido editadas apenas em vinil. Estou à espera de um prato da America Audio que permite transformar qualquer vinil em mp3, depois posso tentar arranjar a música de que gostas
Beijos

Black cat,
Na verdae a Midus esteve sempre à frente da sua época e por isso chegou até este patamar num cenário competitivo como o é o mercado Britânico.
Beijos

Neo,
Agradeço o elogio, mas acima de tudo o que eu sinto ter é muita música cá dentro que ainda não saiu e quem sabe se amanhã ou depois não sairá.
Abraço

Anónimo disse...

Afgane, já sabes que eu adoro a Midus! Eu era uma miúda com pouco mais de 10 anos e via a Midus a cantar "Amazónia" num qualquer programa da RTP, com uma banda só com mulheres. Que pena eu não ter esse vídeo:( Ainda me lembro que a teclista tinha uma aspecto oriental. Granda Midus! Não quero morrer sem antes a conhecer!Beijinhos da Sara

Teresa disse...

Feliz Natal, António!
E um grande beijinho para a Kuska. E mais dois para os patudões!

Van Dog disse...

Afgane, espero que tenhas tido um bom Natal!
Uauff!

Maria Cristina Amorim disse...

Beijos aí para o pessoal todo.

Afgane disse...

Sara,
Segundo sei a Midus estará por cá a passar o natal. Mas certamente que a conhecerás até porque a Midus é uma pessoa muito simples, tal como tu.
Beijos

Teresa,
Muito obrigado pelos votos qque retribuo aqui mais uma vez em meu nome, no da minha amiga Kuska e no dos meus patudões.
Beijos

Van Dog,
Tive um excelente natal Van e acompanhado pelo teu postal que mais uma vez agradeço. Espero que o teu natal tenha sido fantástico com muitos presentes.
Abraço

Pandora,
Beijos para todos vocês também amiga.

Ácido Cloridrix HCL disse...

Aqui venho desejar que em 2008 dês muitas cambalhotas, e boas,,, com muito prazer e amor,,, e desfrutes tudo de bom,,, pois se tal conseguires é sinal que tb terás saúde a rodos,,,,,, HCL

Maria Cristina Amorim disse...

Este é o ultimo dia do ano que está a acabar.
Esta noite é para ser feliz e brincar, dançar e brindar para que o Novo Ano que vai nascer seja pleno de alegrias, e boa sorte para todos nós.
Beijos

V. disse...

Que em 2008 dês mais uns passos certos na direcção de alcançares o que procuras, e de preferência que alcances muitas dessas coisas, para poderes procurar outras!

Feliz 2008!!

Beijos

midus disse...

Ola a todos aqui, mandaram-me este artigo na net e posso dizer que fiquei com um sorriso enorme de saudade. Muito bem escrito e verdadeiro, parabens!
Ate breve.
um beijo
midus